Hero Background

Estação Náutica do Alto Côa

O território administrativo de referência da ENAC é o concelho do Sabugal no Distrito da Guarda, região estatística do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela, constituída em Comunidade intermunicipal em 2008.

Localiza-se na Raia Central, faz fronteira com a Província de Salamanca, situada no sudoeste da Comunidade Autónoma de Castilla y León e integra a NUT III Beira Interior Norte, numa envolvente marcadamente rural e de paisagem por vezes agreste e difícil, conservando importantes valores ecológicos e de natureza (Rio Côa e a Reserva Natural da Serra da Malcata, que partilha com o Concelho de Penamacor, a Sul).

O concelho do Sabugal é um dos 14 municípios do distrito da Guarda e é limitado a Norte pelo Município de Almeida, a Este por Espanha, a Sul pelo Município de Penamacor, a Sudoeste pelo Município do Fundão, a Oeste pelo Município de Belmonte e a Noroeste pelo Município da Guarda.

O concelho do Sabugal possui uma área territorial de, aproximadamente, 822,70 km² distribuídos por 30 freguesias, e em 2011, apresentava um total de 12.544 habitantes, ou seja, com uma densidade populacional de, aproximadamente, 15,25 habitantes/km2 (INE, 2011). É, porém, o segundo Concelho mais populoso da Beira Interior Norte (BIN), com 12,29% do total.

O concelho do Sabugal ocupa uma área de 822,7 km2, o que equivale a cerca de 20,2% da área total da sub-região da Beira Interior Norte e 3,5% da Região Centro.

Apenas a freguesia do Sabugal (onde se situa a sede de concelho) é considerada (pelo INE) Área Mediamente Urbana, sendo as restantes de cariz rural. Além da cidade do Sabugal, que é indubitavelmente o maior centro urbano do concelho, na rede urbana destaca-se a sede de freguesia do Soito, já que as restantes povoações, são, na generalidade, de menores dimensões.

O município do Sabugal encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Côa, sendo este rio o mais importante do município, no entanto este território tem especial relevância porque se encontra associada á Bacia Hidrográfica do Douro (RH3)uma vez que o rio Côa é afluente do rio Douro, mas também está associada á Bacia Hidrográfica do Tejo (RH5) porque foi criado um transvase entre a barragem do sabugal e a barragem de Meimão (Penamacor) já pertencente á bacia hidrográfica do Rio Zêzere que é afluente do rio Tejo.

Em 2000, foi inaugurada a barragem do Sabugal, junto à sede de concelho (5 km). O espelho de água e a área envolvente constituem oportunidades para atividades de lazer, desporto ou contemplação. A albufeira de Alfaiates é outro local de idênticas características. No seu percurso, o rio Côa proporciona ainda praias fluviais e açudes, permitindo a prática da pesca desportiva ou de lazer.

O município do Sabugal apresenta uma grande riqueza ao nível dos ecossistemas e das comunidades biológicas, conferindo-lhe uma paisagem única.

A Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), constituída em outubro de 1981 com o objetivo primordial de defender o ecossistema (matagal mediterrânico) de que depende o Lince-ibérico, alberga um conjunto de áreas sensíveis do ponto de vista da conservação da natureza e biodiversidade. Esta Área Protegida ocupa a zona sul/sudeste do município, prolongando-se pelo município de Penamacor, a sul. A RNSM ocupa 5% do concelho que corresponde a 26% da área da Reserva.

Ainda o Município do Sabugal tem dedicado especial atenção à promoção do território em especial ao turismo pois o Sabugal tem condições para o turismo de natureza, estando mais de metade do concelho classificado como “Sítio de importância Comunitária – Rede Natura 2000”, com uma área de cerca de 500 km2, dentro desta zona, a Reserva Natural da Serra da Malcata ocupa cerca de 42 km2.

O Sabugal detém um conjunto diversificado de recursos que lhe conferem um amplo potencial de valorização e desenvolvimento turístico, sendo de destacar a sua situação geográfica - proximidade à Serra da Estrela e a Espanha – mas também o seu património natural (Serra da Malcata, Rio Coa, Termas do Cró e Serra das Mesas) edificado, arquitetónico e etnográfico.

Sabugal: natureza (floresta); recursos naturais (renováveis: água, vento); património edificado (castelos).

O Município dispõe de um conjunto bastante diversificado de edifícios e outras estruturas com um alto valor patrimonial, salientando-se Aldeia Histórica: Sortelha; os 5 Castelos medievais, 3 deles classificados como Monumentos Nacionais e 1 como Imóvel de Interesse Público); o Património religioso: igrejas românicas, igrejas com características tardorenascentistas e maneiristas e igrejas com características Barrocas.

O património judaico, parte integrante da Rota das Judiarias, e o Património arqueológico: o município do Sabugal é reconhecido pela riqueza do seu património arqueológico proto-histórico e medieval, salientando-se também o legado da ocupação romana durante quatro séculos neste território.

A Estação Náutica do Alto Côa (ENAC) encontra-se inserida na estratégia de Turismo Cultural em Águas do Interior, como um dos seus componentes estruturantes, que tem como missão: “Contribuir para a afirmação de um polo turístico de excelência que oferece atividades náuticas e desportivas de montanha e turismo de natureza, respeitando as melhores práticas ambientais, e seja motivador do desenvolvimento económico e social, tirando partido e integrando a envolvente paisagística e cultural regional claramente identificadora e diferenciadora da região.”

Enquadrada e derivando daquela estratégia intermunicipal, a estratégia da ENAC assenta no objetivo de criação de um ponto de atração de atividades ligadas à náutica e ao turismo cultural e de natureza, oferecidas com elevados padrões de qualidade e integração, que geram riqueza e desenvolvimento para a região promotora, no respetivo contexto regional alargado.

Neste contexto, a visão da ENAC comporta a oferta de um destino de desporto e lazer, abrangendo a competição (remo e canoagem em altitude) e o lazer familiar (da aprendizagem à prática livre), num território vasto e tranquilo, que inclui a atmosfera sadia e rural do Alto Côa e a natureza da Serra da Malcata, configurando um ‘Polo náutico de altitude: da competição ao lazer‘.

A Estação Náutica assume-se assim como uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território, incluindo a oferta de alojamento, restauração e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores cuja motivação principal de visita seja a prática de atividades e desportos náuticos, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

A ENAC tem como objetivo ser um polo dinamizador do turismo no Concelho, constituindo-se como núcleo de afirmação estratégica da região promotora e impulsionador do desenvolvimento de toda uma rede de atividades que integram os três elementos base dos dois Concelhos: a albufeira, a paisagem e a cultura.

Fórum Oceano logo

Fórum Oceano is the managing entity of the Portuguese Sea Cluster, certified and recognised by the Ministry of Economy and Sea, Ministry of National Defence, and Ministry of Planning and Infrastructure.

Headquarters

UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal

Delegation

Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 20 61249-093 Lisboa – Portugal


Estações Naúticas
Co-financed byPRR
Recover Portugal

Copyright @ 2026 Nautical Stations of Portugal. All rights reserved. Developed By Yacooba Labs.

Estação Náutica do Alto Côa - Nautical Stations