Hero Background

Estação Náutica de Penamacor

Situada na mais antiga linha de fronteira da Europa, a vila raiana de Penamacor foi uma das sentinelas de vanguarda do território português a norte do Tejo desde a alvorada da nacionalidade. É no contexto de marco fronteiriço e de praça de guerra na defesa do espaço vital que Penamacor se define até, praticamente, ao século XIX. A fortificação medieval situada no atual Cimo da Vila, ou o conjunto abaluartado do século XVII são estruturas ainda identificáveis e que são marcas desses tempos. Além disso, o território goza de um conjunto vasto e riquíssimo de património histórico edificado, arqueológico e etnográfico, que se estende desde o neolítico à atualidade. A imponente torre de menagem, uma das últimas torres medievais a serem erguidas em território nacional, e o antigo convento de Santo António são dois ex-libris da região. Os cruciformes que pontilham as ruas de Penamacor e da Bemposta, relembram-nos a diversidade étnico-religiosa, com a presença judaica e conversos no território. As tradições religiosas, desde a quaresma às romarias, demonstram que os antigos costumes ainda se encontram arreigados, assim como a tradição do Madeiro, cujas raízes são milenares.

Penamacor é hoje conhecida como a Vila Madeiro, especialmente importante se visitar o território na época natalícia. É aqui que encontramos o maior madeiro de Portugal, por outras palavras, a fogueira do Menino Jesus que começa muito antes do dia de Natal e que serve de "desculpa" para juntar a população depois da Ceia de Natal.

O território de Penamacor é também reconhecido pela Carta Europeia de Turismo Sustentável “Terras do Lince”, que congrega os municípios raianos de Penamacor, Sabugal e Almeida e que encerra em si muitas potencialidades, impulsionar o património natural, principalmente alocado à Reserva Natural da Serra da Malcata, e o turismo de natureza é um caminho a trilhar.

No centro de exaltantes paisagens esculpidas durante centenas de milhões de anos, entre a Meseta e a Cordilheira Central Ibérica, onde a província da Beira Baixa já aponta ao Alentejo; Penamacor é habitat natural do Lince-ibérico, que partilha a Reserva Natural da Serra da Malcata com uma extraordinária diversidade de fauna e flora.

A riqueza da sua paisagem natural está intrinsecamente relacionada com a água, quer pela presença da Ribeira de Meimoa, quer pelos magníficos planos de água associados à Albufeira da Meimoa e à Barragem da Baságueda, cujos cenários podem ser fruídos: quer através da Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, quer, também, percorrendo o Percurso da Serra da Malcata, quer, ainda, disfrutando da experiência proporcionadas ao cursar a Grande Rota das Aldeias Históricas.

A Zona Balnear do Meimão, a Zona de Lazer da Meimoa e a Zona de Lazer de Benquerença proporcionam aos visitantes excelentes momentos de ócio em ambiente aquático. As atividades náuticas desportivas de lazer, como a canoagem, os passeios de caiaque, o aluguer de gaivotas e de pranchas de stand up padlle são ofertas dos operadores turísticos. O património natural proporciona incontáveis experiências num território que faz da sustentabilidade a sua imagem de marca.

A Estação Náutica de Penamacor constituiu-se, assim, sobre um conceito de turismo náutico associado às práticas desportivas e de lazer, integradas na restante oferta do território - o património natural e cultural -, criando experiências únicas e autênticas que permitem reduzir a sazonalidade e prolongar o tempo médio de permanência.

Fórum Oceano logo

Fórum Oceano is the managing entity of the Portuguese Sea Cluster, certified and recognised by the Ministry of Economy and Sea, Ministry of National Defence, and Ministry of Planning and Infrastructure.

Headquarters

UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal

Delegation

Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 20 61249-093 Lisboa – Portugal


Estações Naúticas
Co-financed byPRR
Recover Portugal

Copyright @ 2026 Nautical Stations of Portugal. All rights reserved. Developed By Yacooba Labs.