Hero Background

Estação Náutica de Mértola

Mértola, Vila Museu

O concelho de Mértola localiza-se na região Sudeste de Portugal e ocupa uma extensão de cerca de 1292 km2. Pertence ao distrito de Beja e integra-se na região do Baixo Alentejo.

A antiguidade desta região é atestada pelos diversos vestígios arqueológicos que comprovam a ocupação contínua deste território. Por todo o concelho abundam provas de um povoamento precoce, os primeiros vestígios remontam ao Neolítico, há cinco mil anos atrás. A Mértola, chegam Iberos, Fenícios, Gregos e Cartagineses, numa ocupação que tinha por mote o controlo das rotas comerciais. A romanização de Mértola deu-se ao longo do séc. II a.C., com a ocupação efetiva do território, a verificar-se na segunda metade desse século.

A importância de Mértola é explicável pelo papel económico e estratégico do próprio Guadiana. Esta grande artéria fluvial era na época a principal porta para zona do Alentejo interior e a única via de contacto com o Mediterrâneo.

Designada de Iulia Myrtilis ou Myrtilis Iulia, a cidade assume a importância da sua atividade comercial. Na Antiguidade Tardia, Myrtilis manteve a sua importância económica e a sua vocação mercantil.

Chegam os primeiros evangelizadores cristãos e na arquitetura religiosa o período testemunha a edificação das primeiras construções cristãs de que é exemplo a Basílica Paleocristã do Rossio do Carmo. As convulsões militares que abalavam o império romano criaram situações de insegurança e instabilidade na cidade. Pelo concelho surgem, vestígios de comunidades visigóticas representadas por diversos vestígios arquitetónicos deixados no território.

Com a invasão dos povos do Norte de África, liderados por Tarik em 711, Mértola reafirma a sua função comercial e reforça a sua condição de porto mais Ocidental do Mediterrâneo. Ocorre nesta altura uma das fases mais importantes da história deste território e a cidade de Martulah (apelidada pelos mouros) chega a ser durante um curto período no século XI, capital de um pequeno emirado islâmico independente, a taifa de Mértola.

A conquista cristã deu-se no reinado de D. Sancho II, pelo comendador da Ordem de Santiago, Paio Peres Correia, em 1238. O território foi então doado à Ordem dos Cavaleiros de Santiago e, progressivamente, foi perdendo a sua importância comercial.

Mértola foi sede nacional da Ordem de Santiago durante várias décadas (até 1316) e tutelava um vasto território em seu redor. Em 1512, D. Manuel I dá Foral a Mértola e durante os séculos XVI e XVII, o porto atinge novo fulgor com a exportação de cereais para as ocupações portuguesas no Norte de Africa.

Já nos finais do séc. XIX, a descoberta e exploração do filão mineiro na serra de “Sancto” Domingos deu novo ânimo a terras de Mértola. Na aldeia de S. Domingos ergueu-se um complexo mineiro e consequentemente um aglomerado populacional significativo. Com o declínio da exploração mineira na década de 60, o concelho assiste a um êxodo populacional massivo, perde mais de 50% da sua população para nunca mais a recuperar.

Nos anos 80 a intensa atividade arqueológica deu a conhecer o passado grandioso da vila, revelando um vasto património descoberto que até então estava esquecido. Da cidade romana e islâmica, além do seu próprio traçado urbano restam alguns vestígios monumentais e, sobretudo, as pequenas marcas da vida de todos os dias e as memórias de muitos saberes.

São estes sinais, estes artefactos, recolhidos em campanhas arqueológicas e rigorosamente estudados, que hoje são o sedimento da sua identidade e o conteúdo dos seus vários núcleos museológicos e que conferem a Mértola o rótulo de Vila Museu.

Fórum Oceano logo

Fórum Oceano is the managing entity of the Portuguese Sea Cluster, certified and recognised by the Ministry of Economy and Sea, Ministry of National Defence, and Ministry of Planning and Infrastructure.

Headquarters

UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal

Delegation

Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 20 61249-093 Lisboa – Portugal


Estações Naúticas
Co-financed byPRR
Recover Portugal

Copyright @ 2026 Nautical Stations of Portugal. All rights reserved. Developed By Yacooba Labs.